NHONHÔ HOPFFER ALMADA MORRE AOS 66 ANOS

O arquitecto e homem da cultura cabo-verdiana, Nhonhô Hopffer Almada, morreu este sábado, 31 de Dezembro, na sua residência na Cidade da Praia, vítima de doença prolongada, confirmou à Inforpress a sua sobrinha Janira Hopffer Almada.

Segundo Janira Hopffer Almada, Nhonhô Hopffer vinha enfrentando a doença há cerca de cinco anos, mas nos últimos dias a situação estava a agravar-se, tendo o mesmo falecido no último dia do ano de 2022, por volta das 22 horas.

Nhonhô Hopffer, nascido a 18 de Maio de 1956, é natural do concelho de Santa Catarina, tendo começado a vida musical por volta dos 15 anos de idade na cidade da Praia, onde prosseguiu os estudos secundários no Liceu Domingos Ramos, cantando em noites musicais, tocatinas, serenatas e noutros espaços marcados pelo convívio.

Em 2007 colocou no mercado o seu primeiro CD intitulado Nhara Santiago, uma homenagem à sua filha primogénita, com o mesmo nome. Em 2018, gravou “Santamaria”, em honra à sua caçula, Frederica Santa Maria.

Estava a trabalhar numa terceira obra discográfica “Subriviventi” onde contava a história do seu estado de saúde e queria dedicá-la ao seu amigo Antero Simas, também recentemente falecido.

Enquanto arquitecto elaborou emblemáticos projectos de arquitectura no País, tais como os Paços do Concelho de Santa Catarina de Santiago, a sede da Caixa Económica de Cabo Verde, o edifício Banco Comercial do Atlântico em Chã d’Areia e o edifício Pombal na Fazenda.

Nhonhô Hopffer sempre se assumiu como defensor ferrenho da ilha de Santiago, em particular Santa Catarina, sua terra natal, recusando a etiqueta de bairrista.

“Não tenho um milímetro de bairrismo. Defendo cada ilha e cada cultura de cada ilha. Sou regionalista porque defendo que cada um deve defender seu cutelo e sua ribeira”, observou numa entrevista à Inforpress em Agosto último, para depois dizer que o simples facto de uma pessoa defender Santiago é suficiente para ser conotado com bairrismo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *