NOSi ASSINA PROTOCOLO COM INSS EM GUINÉ BISSAU

O NOSi e o Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau, rubricaram na manhã desta quinta-feira, 04 de abril, em Bissau, um acordo para o reforço da parceria estratégica existente. O objetivo desta cooperação, visa modernizar o Sistema Integrado de Segurança Social da Guiné-Bissau (SISGB) com soluções mais modernas, resilientes, seguras e responsivas.

Os Engº Carlos Tavares Pina e Fofana Keita, Presidente do Conselho de Administração do NOSi e Diretor Geral do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) da Guiné Bissau, respetivamente, rubricaram o acordo na presença do Presidente do Conselho de Administração do INSS, David Minho, do Administrador Executivo do NOSi, Engº Lumumba Barbosa, e dos demais responsáveis das duas entidades.

Evento este que também formaliza o arranque oficial do projeto. De acordo com uma nota, esta parceria também abrange ações de capacitação para desenvolvimento de habilidades e competências no domínio do digital, pelo que no mesmo ato foi assinado um acordo estrutural com o NOSiAkademia.

Neste momento, ainda a mesma fonte, dois jovens bissau-guineenses bolseiros do INSS, estão a participar do programa em Cabo Verde, e o acordo prevê, entre outras, continuidade desta iniciativa para que, na esfera do digital, e entre os dois países, haja uma efetiva partilha de conhecimento.

De realçar que desde o dia 03 de abril, a equipa do NOSi, tem mantido um conjunto de encontros com entidades governamentais promovidos pelo Instituto Nacional de Segurança Social da Guiné-Bissau, no âmbito da parceria estratégia existente entre as partes.

No dia 03, a equipa esteve reunido com o Ministro do Trabalho e Segurança Social e com o Secretário de Estado das Finanças e do Orçamento.

Nesta quinta-feira, com o Diretor Geral das Contribuições e Impostos, com o Ministro dos Transportes e Comunicações, e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades. Na próxima segunda-feira tem em agenda encontro com o Ministro da Justiça.

Em todas esses encontros já mantidos foram trocados impressões sobre a governação digital nos dois países e discutidas possibilidades de parceria.

Fonte: NOSi // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *