O FESTIVAL LITERATURA MUNDO DO SAL INICIA HOJE

O Festival de Literatura Mundo do Sal arranca hoje e vai contar com a presença de aproximadamente catorze escritores e professores cabo-verdianos e dezassete estrangeiros. A decorrer em Santa Maria ao todo vão estar cerca de sete países representados, incluindo tradutores, essenciais ao processo de internacionalização das obras.

O festival é promovido pela Câmara Municipal do Sal, com a curadoria científica da Professora Inocência Mata e organização a cargo da editora Rosa de Porcelana. Nesta quinta edição, o objetivo é de consolidar a ilha do Sal como um centro literário em Cabo Verde e torná-la uma Ilha Literária reconhecida internacionalmente. Igualmente o festival busca promover a reflexão e o debate sobre o tema da Literatura-Mundo, bem como ampliar os Cânones Literários diante das diversas e plurais expressões literárias internacionais.

Por meio de parcerias e redes de contatos, o festival pretende conectar autores e suas obras em uma plataforma ampla. Além dos escritores e professores cabo-verdianos, vai contar também com a presença de autores, pesquisadores, editores e tradutores da Alemanha, Angola, Brasil, Itália, Portugal e São Tomé e Príncipe.

A conferência inicial, que será sobre o tema “Literatura-Mundo”, é uma tradição do festival. Além das sessões científicas e diálogos temáticos, o programa inclui uma exposição e doação de livros à Biblioteca Municipal do Sal, leituras diversas e encontros com estudantes das escolas básicas e secundárias da ilha.

O Festival vai ter ainda algumas atividades de extensão este ano, a começar por Cabo Verde, numa parceria com a Universidade de Santiago e a Câmara Municipal da Praia. Alguns convidados ao evento do Sal vão estar na Ilha de Santiago (Assomada e Praia) para a “tematização” da Literatura-Mundo.

A quinta edição do Festival de Literatura Mundo do Sal presta homenagem à linguista cabo-verdiana Dulce Almada Duarte e ao escritor italiano António Tabucchi. A cerimónia de abertura será presidida pelo Presidente da República José Maria Neves.

Fonte: a nação // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *