CABO-VERDIANOS EVACUADOS APÓS GOLPE DE ESTADO NO NÍGER

Na sequência do Golpe de Estado ocorrido na semana passada no Níger, o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR) de Cabo Verde agiu prontamente para garantir a segurança de oito cidadãos cabo-verdianos que estavam em Niamey durante o incidente. Os oito indivíduos participavam da 11.ª Reunião dos pontos focais dos 15 Estados membros da CEDEAO e comemoravam o 13.º aniversário do Centro de Energias Renováveis e Eficiência Energética da CEDEAO, ECREEE.

Conforme explica o comunicado do governo, imediatamente após a sublevação armada, o MNECIR reuniu os seus parceiros internacionais para buscar uma solução urgente e garantir a evacuação dos cidadãos cabo-verdianos em território nigerino. O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal, por sua vez, entrou em contato com o governo francês, que prontamente incluiu os cabo-verdianos na lista dos evacuados, juntamente com seus próprios cidadãos e os de outros países europeus.

Hoje, os oito cabo-verdianos deixaram o Níger em segurança e devem chegar a Paris ainda esta noite, onde serão recebidos pela representação de Cabo Verde em França, que já organizou toda a logística para o seu acolhimento.

Segundo o mesmo comunicado, a Embaixada de Cabo Verde em França trabalha em estreita coordenação com os serviços centrais para garantir que os oito cidadãos retornem ao país amanhã, através de um voo da TACV.

O MNECIR aproveitou esta oportunidade para agradecer a ação rápida e decisiva dos seus departamentos centrais e externos, bem como dos representantes da França, de Portugal e da União Europeia em Abuja e Niamey. Tendo em conta que esta cooperação internacional foi essencial para garantir a segurança e o retorno seguro dos cidadãos cabo-verdianos durante esta crise política no Níger.

Fonte: MNE // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *