ONDA DE CALOR PRECOCE EM ESPANHA E FRANÇA

As vizinhas de França e Espanha, assistem uma onda de calor nos últimos dias, intensificada pela energia climática, que pode levar a picos de 40ºC e já tem desencadeado incêndios.

Incêndios na Catalunha, alertas em vários departamentos franceses, onda de calor precoce está a afetar Espanha e a França. As alterações climáticas estão a provocar ondas de calor cada vez mais frequentes e mais precoces. A onda de calor que está a afetar Espanha e França provocou incêndios florestais, em deles na Catalunha.

Os bombeiros desdobram-se me esforços para conter estes incêndios. O mais preocupante, perto de Baldomar, já destruiu 500 hectares de floresta e, segundo as autoridades locais, pode alastrar-se e consumir até 20 mil hectares. Espanha assistiu ao mês de maio mais quente dos últimos cem anos e desde o último fim de semana que vive temperaturas que já bateram os 43 graus.

A onda de ar quente proveniente do Magrebe também chegou a no início da semana. É esperado um pico de intensidade com temperaturas que podem atingir os 40 graus. Nesta semana, 25 regiões francesas foram colocadas em alerta laranja e outras doze em alerta vermelho, devido às altas temperaturas.

Temperaturas exageradas podem representar um sério risco para a saúde e vida humanas. As autoridades francesas aconselham as pessoas dos departamentos em maior risco a ficarem dentro de casa, apelando à prevenção principalmente da população mais sénior, muitas vezes mais vulnerável.

Fonte: Euronews

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *