A 12ª Edição do Kriol Jazz Festival na Praia, arrancou na noite desta quinta-feira, 13, com muita musica africana. O grupo senegalês, Orquestra Baobab, abriu o palco com muito ritmo e dança, ao som de saxofones, guitarras, bateria, entre outros.
Orchestra Baobab é uma banda senegalesa estabelecida em 1970 como banda da casa do Baobab Club em Dakar. Desde a sua formação, a banda tocou predominantemente uma mistura de som cubano, música wolof e, em menor grau, tradições musicais mandé. Esta é a primeira da banda aqui em Cabo Verde, em que o seu manager afirmou que este show no país, vai marcar os 50 anos desta nova geração do Orchestra Baobab.
Acerca de Cabo Verde ser um país com muita cultura musical, Badu Baye disse que a musica cabo-verdiana é conhecida por todo lado, visto ter vários ritmos musicais. E até em Senegal ouve-se muito a musica cabo-verdiana.
Sobre o espetáculo do Orchestra Baobab na Kriol Jazz Festival, o manager garante muito “bum bum bum” por parte do seu grupo.
A noite de abertura do Kriol Jazz Festival foi encerrada com a atuação da cantora do Gabão, Pamela Bad Jogo que com uma guitarra e sua banda, apresentou uma mistura fervilhante de Afropop, estilo banto e Afrobeat.
Redação Tiver