A representação dos parceiros afirmou que, os recursos disponibilizados para as medidas de mitigação dos impactos da COVID, foram muito bem utilizados e de uma forma rápida. Eneida Fernandes falava no ato levado a cabo pelo Governo, no sentido de se apresentar os resultados da referida atividade.
Em declarações à imprensa no final de um encontro realizado pelo Governo com os parceiros para balanço da implementação das medidas de covid-19, a representante do Banco Mundial em Cabo Verde, Eneida Fernandes, em nome dos parceiros, disse que Cabo Verde usou “com eficiência e eficácia” os recursos disponibilizados para respostas às crises.
Em termos de impactos Eneida Fernandes destacou o nível de vacinação que se atingiu no país e a reabertura da economia, com particular incidência para o sector do turismo, que muito foi afetado pela crise.
Do encontro ficou compromisso dos parceiros continuarem a apoiar Cabo Verde não só em momentos de crise como foram na resposta à covid-19 e na resposta aos perigos da insegurança alimentar na sequência da guerra na Ucrânia.
Para o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, Olavo Correia, essa avaliação positiva dos parceiros de desenvolvimento orgulha o país e todos os cabo-verdianos e incentiva o Governo a continuar a trabalhar para ser cada vez mais transparente.
Fonte: VPMMFOC // Ad: Redação Tiver