A pobreza menstrual é um assunto de debate urgente não apenas em Cabo Verde como também em toda a parte do mundo. É nesta linha que recentemente, a empreendedora Jael Monteiro lançou uma linha de pensos higiénicos reutilizáveis e ecológicos para as meninas e mulheres.
Os pensos higiénicos reutilizáveis têm sido uma alternativa para a eliminação da pobreza menstrual, em parceria com algumas empresas em Cabo Verde e na Diáspora. Jael Monteiro, aderiu a campanha com o intuito de atingir 5 mil meninas com o kit de 6 pensos reutilizáveis.
De acordo com a Jael a finalidade é de entregar os pensos mais as meninas e mulheres.
De salientar que a campanha inicia hoje no dia internacional das mulheres e a entrega decorre no dia 27 de março dia da mulher cabo verdiana. A criação dos pensos reutilizáveis surgiu por serem mais ecológicos e para combater a pobreza menstrual, também do desconforto que os pensos descartáveis trazem para as mulheres, com vista ao empoderamento da mulher.
De realçar que o dia Mundial da Gestão e da Higiene Menstrual foi instituido pela ONU desde 2014. Desde então passou-se a reconhecer também, o acesso a produtos de higiene menstrual como um direito da mulher e é comemorado anualmente no dia 28 de Maio.
Redação Tiver