O presidente da Cooperativa dos Pescadores, Peixeiras e Armadores de Santiago Norte (Coopesca) afirmou que a pesca na região foi abandonada pelo Governo. José Rui de Oliveira defendeu que o sector necessita de apoios assim como tem acontecido aos outros sectores primários.
José Rui de Oliveira, considera que o sector da pesca em Santiago Norte está de cabeça virada para baixo e está abandonado pelo Ministério do Mar. Acrescentando que não há investimentos e os pescadores e peixeiras não têm recebido apoios como os agricultores e criadores de gado.
Considerando que a falta de investimentos no sector marítimo na região Norte da ilha de Santiago “é visível”, o líder associativo assegurou que a pesca actualmente se resume apenas ao registo do pescado, e que nas comunidades piscatórias não há uma presença das autoridades marítimas.
Além de apoios aos pescadores, o também pescador e armador pediu construção de cais de pesca, sobretudo nas vilas piscatórias de Rincão e Ribeira da Barca, no município de Santa Catarina, e arrastadouros em todas as comunidades piscatórias de Santiago Norte.
Na ocasião, José Rui de Oliveira lamentou ainda o facto de a região estar a ser “discriminada” em relação às outras regiões, tomando como exemplo apoio de fibragem de embarcações de pesca.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver