PIB COM TAXA POSITIVA DE 2,7% NO 3º TRIMESTRE DE 2023 – INE

O Produto Interno Bruto (PIB) registou no terceiro trimestre de 2023 uma variação positiva com uma taxa de 2,7 por cento (%), mas inferior em 0,7 pontos percentuais (p.p.) à verificada no 2º trimestre. Uma informação avançada hoje pelo INE.

De acordo com uma nota, o Instituto Nacional de Estatística (INE) avançou que, do lado da oferta, o Valor Acrescentado Bruto (VAB), a preços de base, apresentou uma variação homóloga positiva de 2,2% diminuindo com uma diminuição de 1,3 p.p. em relação ao trimestre anterior, destacando-se para o efeito a retoma das actividades de indústrias transformadoras, alojamento e restauração. Segundo os dados do INE, os impostos líquidos de subsídios apresentaram uma evolução homóloga positiva de 5,5%, sendo que do lado das despesas, esta variação resultou de um aumento no consumo final. 

As Exportações de Bens e Serviços, em volume, assinalaram no 3º trimestre uma variação homóloga negativa de 7,1%, as exportações de bens diminuíram 49,0% em termos homólogos, enquanto que as exportações de serviços tiveram uma variação positiva de 8,7%. 

Conforme a mesma fonte, o VAB do ramo da Agricultura aumentou 10,9% no 3º trimestre de 2023, contribuindo em 0,3 p.p. na variação total do crescimento do PIB. 

O VAB do ramo das Indústrias transformadoras, de acordo com a mesma fonte, registou um aumento de 11,3%, contribuindo positivamente em 0,6 p.p. para a variação total do crescimento do PIB. 

Ainda de acordo com o INE o VAB dos ramos de Transporte e armazenagem e de Alojamento e restauração, apresentaram, em termos reais, uma variação de -2,8% e 17,8%, respectivamente, no 3º trimestre. No ramo da Administração pública o VAB teve, no 3º trimestre, uma variação homóloga positiva de 8,5%, contribuindo positivamente em 0,9 p.p. para a variação total do crescimento do PIB. 

O Investimento, por sua vez, registou uma variação homóloga negativa de 23,2%, em volume, no 3º trimestre de 2023 (-47,0% no trimestre anterior). 

Ainda o INE as Importações de Bens e Serviços, em volume, diminuíram 7,1% em termos homólogos, taxa superior ao trimestre anterior, com um aumento de 10,0 p.p. face ao trimestre precedente, observando-se uma variação negativa de 9,7% nas importações de Bens (-20,8% no 2º trimestre). 

O INE indicou que os Impostos Líquidos de Subsídios sobre os Produtos, em termos reais, apresentaram uma variação homóloga positiva de 5,5 % no 3º trimestre, contribuindo em 0,8 p.p. para a variação total do PIB.

Fonte: INE // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *