O piloto Rodrigo Seabra será, este ano, o primeiro português a participar num campeonato de Fórmulas (monolugares) com apenas 12 anos, quando a idade mínima é de 14.
Natural da Maia, Rodrigo Seabra, sagrou-se em 2022, então com 11 anos, Rookie (estreante) do Ano no campeonato alemão de OK Junior em karting (DKM Deutsch Kart Masters), onde defrontou pilotos entre os 12 e os 15 anos, tendo terminado na quinta posição da geral.
Foi, ainda, quarto no ADAC Kart Masters, também na Alemanha.
Acabou por ser selecionado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) para representar Portugal nos FIA Motorsport Games, em França, onde foi o porta-estandarte português na cerimónia de abertura.
Em 2023 vai disputar o campeonato Formula Aquila 1000, na Suécia, para o qual teve de tirar uma licença especial para monolugares, concedida a pilotos com pelo menos 14 anos de idade.
Rodrigo Seabra submeteu-se a intensos testes práticos e teóricos, bem como a avaliações físicas e psicológicas realizadas na Suécia, tendo ingressado na Aquila Driver Academy, através da Federação Automóvel da Suécia (Swedish Automobile Sports Federation).
Fonte: SIC Noticias