PM VISITA SANTO ANTÃO POR OCASIÃO DO DIA MUNDIAL DO TURISMO

O Primeiro-ministro deslocar-se-á à ilha de Santo Antão, nos dias 28 e 29 de setembro, no âmbito das celebrações do Dia Mundial do Turismo, celebrado a 27 do corrente mês. Na visita, Ulisses Correia e Silva, vai presidir a abertura da Iª Conferência Internacional do Turismo de Natureza em Lagoa de Ponta Leste, organizado pelo Ministério do Turismo e Transportes, sob o lema “Turismo e Investimentos Verdes”.

A iniciativa tem como propósito debater o desenvolvimento e inovação do turismo cabo-verdiano, focando-se, especialmente, no Turismo de Natureza. Este enfoque pretende sublinhar a importância dos investimentos sustentáveis, fundamentais para economias resilientes, a mitigação dos efeitos das alterações climáticas e a promoção da sustentabilidade global.

A conferência, rica em conteúdo, visa dar destaque aos investimentos, tanto públicos como privados, na área do turismo de natureza. Além disso, servirá como um fórum de discussão e apresentação de modelos de turismo adotados mundialmente, promovendo o intercâmbio de “estudos de caso” desenvolvidos por promotores privados. Pretende-se também realçar a diversidade de Cabo Verde enquanto destino turístico sustentável.

O programa incluirá painéis e discussões com especialistas de renome internacional e nacional, promovendo um diálogo construtivo entre autoridades, empresários, ONG’s e académicos. De acordo com uma nota de imprensa a que nos foi enviada, também vai participar nesta 1ª Conferência Internacional de Turismo de Natureza, o Embaixador de Portugal em Cabo Verde, Paulo Lourenço. Na qualidade de orador, segundo a mesma fonte, o Embaixador de Portugal integrará o painel IV, dedicado ao tema “A contribuição da Cooperação Internacional na/para a Sustentabilidade do Turismo em Cabo Verde”.

Paulo Lourenço, aproveitará a sua deslocação a Santo Antão para realizar reuniões de trabalho com os Presidentes das Câmaras Municipais e visitar projetos estruturantes cofinanciados pela Cooperação Portuguesa/Camões, I.P., sob a coordenação da Associação de Defesa do Património de Mértola, em estreita articulação com as autoridades e associações locais, nos domínios do desenvolvimento rural, sistemas de energia renováveis e agroflorestais, bem como turismo sustentável.

Fonte: PM // Ad: Redacção Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *