O comandante da Polícia Nacional, Roberto Fernandes, afirmou hoje que a sobrecarga de trabalho dos agentes em São Vicente acontece devido à falta de efectivos, e os horários são definidos de acordo com os estatutos da corporação.
Esta declaração foi dada em resposta a uma denúncia do Sindicato Nacional da Polícia (Sinapol), que criticou a carga horária excessiva dos policiais em São Vicente, mencionando turnos prolongados e a convocação para operações após o término das jornadas de trabalho.
Durante uma conferência de imprensa realizada na cidade da Praia, no contexto do balanço das festividades de Natal, o comandante Roberto Fernandes explicou que, em virtude da escassez de efectivos, torna-se essencial a convocação dos agentes para assegurar a segurança pública e atender à crescente demanda por operações, tais como patrulhamento e acções de enfrentamento ao crime.
“Nosso estatuto prevê no seu artigo 28 que é dever de pontualidade e assiduidade, não só cumprimento do horário estabelecido legalmente, mas também sempre que houver necessidade quando são convocados através de convocatórias”, indicou.
Acrescentou que o estatuto no seu artigo 174 também demanda que todos os efectivos têm de estar sempre de prontidão e disponíveis para o trabalho.
Roberto Fernandes também ressaltou que a situação enfrentada pelos policiais em São Vicente não é um problema isolado da ilha, mas sim uma realidade comum em outras regiões do país.
Disse ainda que durante o período de pandemia de Covid-19, houve uma queda considerável no número de efectivos, devido à impossibilidade de realizar novos treinamentos, que foram adiados por questões sanitárias.
“Durante os anos de 2019-2023, por causa da situação da pandemia e à especificidade do curso de agentes de policiais, nós não conseguimos efectuar o curso, para evitar o contágio.
Para mitigar a falta de efectivo, o comandante afirmou que a PN tem investido em treinamentos específicos e já iniciou a capacitação de novos agentes, que em breve serão integrados à corporação.
fonte: inforpress // ad: Redação Tiver