PORTUGAL: LURA JUNTA-SE AO CONCERTO “MULHERES DA LUSOFONIA”

A artista cabo-verdiana Lura junta-se hoje a mais sete artistas dos países lusófonos para o concerto “Mulheres da Lusofonia”, em Lisboa, no contexto das celebrações do Dia Mundial da Língua Portuguesa, assinalado a 05 de maio. O o objectivo é de homenagear a “Mulher Lusófona”, pela voz de oito cantoras provenientes dos países de língua portuguesa.

Para além de Lura, Anabela Aya (Angola), Fafá de Belém (Brasil), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Selma Uamusse (Moçambique), Ana Laíns (Portugal), Anastácia Carvalho (São Tomé e Príncipe) e Piki Pereira (Timor) vão actuar no Centro Cultural de Belém (CCB), promovido pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

De acordo com a instituição, o concerto “Mulheres da Lusofonia”, que também comemora o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, foi idealizado pela cantora Fafá de Belém, com o objectivo de homenagear a “Mulher Lusófona”, pela voz de oito cantoras provenientes dos países de língua portuguesa.

Durante o evento, de acordo com a CPLP, vão ser homenageadas “grandes mulheres da língua portuguesa, e a mulher comum, e fundamentalmente a Mulher Negra, guerreira que, no seu dia-a-dia, ao longo de séculos de história, contribuiu para a construção da uma identidade cultural global, e cujos direitos fundamentais ainda são desvalorizados sucessivamente”.

No concerto marcado para as 21:00 (19:00 em Cabo Verde), as artistas estarão acompanhadas por um quarteto de cordas, piano, baixo e percussões.

A data de 05 de Maio foi oficialmente estabelecida em 2009 pela CPLP, como sendo Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP.

Este dia celebra a projecção da quarta língua mais falada no mundo. Com mais de 265 milhões de falantes, é língua oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *