PR CONDECORA FORÇAS ARMADAS PELO “CONTRIBUTO DECISIVO”  

O Presidente da República, José Maria Neves, condecorou hoje as Forças Armadas com o Primeiro Grau da Ordem Amílcar Cabral, em reconhecimento ao seu “contributo decisivo” para a construção do Estado e o desenvolvimento de Cabo Verde.

Esta informação consta no decreto presidencial n.º 01/2025, de 07 de Janeiro, publicado no Boletim Oficial.

Segundo justificou, as Forças Armadas são uma instituição que dá o exemplo ao país, não só na missão estritamente militar, para defender o país, mas em outros “aspectos relevantes” da vida do país, como a proteção no momento dos desastres naturais.

“Nunca me esqueço da enorme contribuição das Forças Armadas no combate à dengue, em 2009, e durante a erupção vulcânica, em 2015, e também, mais tarde, durante a covid-19 e em acções de proteção ambiental”, declarou.

Para o Presidente da República, as Forças Armadas cultivam elementos essenciais para a formação integral do homem cabo-verdiano, como os valores do companheirismo, da amizade, da disciplina, da entrega ao trabalho, da busca permanente da realização do bem comum e do amor profundo à pátria.

“É precisamente por isso que decidi, no início das comemorações dos 50 anos da nossa independência, começar pelas Forças Armadas”, asseverou.

José Maria Neves considerou ainda que Cabo Verde deve reconhecer o “enorme contributo” das Forças Armadas na construção “deste Cabo Verde”, que hoje pode orgulhar-se do percurso que fez pelos seus 50 anos de independência.

Em representação das Forças Armadas, o capitão-do-mar Armindo da Graça agradeceu a homenagem do chefe de Estado e destacou que este reconhecimento representa um testemunho de “trabalho árduo, dedicação e de apoio de várias pessoas ao longo do caminho”. 

Disse ainda que as Forças Armadas vão continuar a lutar para o desenvolvimento de Cabo Verde e serem realmente merecedores de ostentar a medalha recebida.

Fonte. Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *