O Presidente da República destacou o trabalho que a Igreja Adventista do Sétimo Dia tem feito nas diferentes comunidades, visando melhorar a qualidade de vida das populações e contribuir no processo de desenvolvimento do País.
José Maria Neves fez estas declarações à imprensa, à margem de uma feira de saúde promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia em Cabo Verde, no município de São Domingos e que abrangeu as localidades de Neta Gomes, Ribeirão Chiqueiro, Djambam e as comunidades de Veneza, Cambudjana, Achada Mitra e Fontes Almeida.
“Haverá muito mais inclusão e quando também os cidadãos assumem as suas responsabilidades, e aqui, neste caso, a Igreja Adventista do Sétimo Dia que promove um conjunto de actividades no domínio da saúde preventiva, mas também apoiando com determinados diagnósticos para que a saúde curativa possa também ter efeitos nas comunidades, e sobretudo as comunidades distantes em ambiente extremamente agrestes e difíceis”, declarou.
O Chefe de Estado considerou ser importante haver mais acções que promovam o empoderamento das sociedades e dos cidadãos, realçando que com isso o processo de modernização do País, o crescimento inclusivo da sustentabilidade do desenvolvimento será muito mais adequado para o País.
A Presidência da República, que foi convidada para fazer parte desta iniciativa, salientou, está comprometida em apoiar outras acções desta natureza em parceria com as organizações da sociedade civil que, por sua vez, referiu, têm trabalhado na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.
José Maria Neves considerou, por outro lado que, Cabo Verde está no bom caminho no que se refere ao processo de desenvolvimento, que as comunidades estão a aderir às iniciativas, frisando, entretanto, que a promoção e garantia do desenvolvimento do País depende do forte engajamento de todos, permitindo assim ao País ultrapassar os enormes desafios que ainda enfrenta.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Domingos, Isaías Varela, destacou a iniciativa e adiantou que a autarquia local está aberta para apoiar a Igreja Adventista do Sétimo Dia e outras instituições na realização de mais acções envolvendo as áreas da educação, desporto, ambiente e agricultura.
Por sua vez, o presidente da Associação da Igreja Adventista do Sétimo Dia, pastor Natalino Martins, afirmou que a saúde sempre foi uma área central da igreja que, preocupada com esta questão, tem trabalhado na criação e implementação de projectos que verdadeiramente contribuem na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos cabo-verdianos.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver