O Presidente da República destaca entre os grandes resultados da Cimeira da União Africana o propósito firmado para acelerar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana. José Maria neves apontou também a aprovação dos protocolos sobre a concorrência e sobre investimentos.
O Chefe de Estado fez a partir de Adis Abeba, o balanço das conferências dos Chefes de Estado e de Governo da UA, da CEDEAO e do Clima, retratando também as recomendações em relação à instabilidade política em algumas regiões do continente, à reforma do Conselho de Segurança da ONU e às questões climáticas.
O Presidente da República destaca entre os grandes resultados da Cimeira da União Africana, em que representou Cabo Verde no último fim-de-semana, o propósito firmado para acelerar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, com a aprovação dos protocolos sobre a concorrência e sobre investimentos.
Os instrumentos visam, no essencial, a criação das necessárias condições jurídicas e de segurança para a concretização do projeto.
No final da missão, o Chefe de Estado fez para a Rádio de Cabo Verde, ainda a partir de Adis Abeba, o balanço das conferências dos Chefes de Estado e de Governo da UA, da CEDEAO e do Clima, retratando também as recomendações em relação à instabilidade política em algumas regiões do continente, à reforma do Conselho de Segurança da ONU e às questões climáticas.
À margem das cimeiras da União Africana, da CEDEAO e do Clima, o Chefe de Estado José Maria Neves manteve, em Adis Abeba, vários encontros bilaterais.
Das conversas com o novo Presidente da UA, o homólogo dos Comores, deixou a disponibilidade de Cabo Verde para juntos trabalharem nos assuntos de interesse comum enquanto Pequenos Estados Insulares, como o impacto das mudanças climáticas e a economia azul.
fonte: PRTV // Ad: Redação Tiver