PR EXIGE AUDITORIA URGENTE NO SISTEMA DE SAÚDE APÓS MORTES EM HOSPITAIS

O Presidente da República manifestou a sua preocupação com os recentes casos de óbitos nos Hospitais de Cabo Verde, onde dois bebés faleceram e um dos corpos desapareceu, e uma jovem que perdeu a vida após a morte do seu bebé dentro do útero. O chefe de Estado lamentou profundamente as mortes e apelou à realização de uma auditoria geral ao sistema nacional de saúde.

Em declarações à imprensa, o presidente relembrou que já havia solicitado uma auditoria ao sistema de saúde na sequência de casos anteriores, como as mortes no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente, mas a medida não foi implementada.

“É preciso sermos muito atentos e rigorosos em relação a essas questões. Há um destaque lembrado das mortes no Hospital Batista de Sousa, em São Vicente. Nessa altura, fiz uma intervenção pública a dizer que era fundamental que se fizesse uma auditoria global ao sistema nacional de São Vicente, ao seu desempenho, à qualidade dos serviços prestados, para responder às inquietações dos cidadãos e da sociedade. Isto não foi feito. E agora temos novas situações.” – Presidente da República  

O mais alto magistrado da nação sublinhou a necessidade de respostas urgentes por parte das autoridades competentes para acalmar as inquietações da sociedade civil.

“Precisamos fazer uma avaliação, uma auditoria geral a todo o sistema nacional, ao seu desempenho, à forma como os serviços estão organizados, à qualidade dos serviços que são prestados e tomar medidas pertinentes. Lamento muito estas mortes, lamento muito essas situações e renovo o apelo. As autoridades competentes devem imediatamente promover uma auditoria geral a todo o sistema nacional de saúde e responder, assim, às inquietações da sociedade civil e dos cidadãos cabo-verdeados” – Presidente da República

José Maria Neves, sublinhou que só através de uma análise detalhada será possível identificar falhas e implementar as medidas necessárias para evitar novos casos trágicos.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *