PR FELICITA MUNICÍPIO DO TARRAFAL DE SANTIAGO PELOS 107 ANOS DA SUA CRIAÇÃO

O Presidente da República, José Maria Neves, saúda e felicita o Município do Tarrafal de Santiago pelos 107 anos da sua criação, a serem assinalados neste 25 de abril, dia em que também se celebra os 50 anos Revolução dos Cravos, em Portugal. Este é um marco histórico com significativa repercussão também nas antigas colónias portuguesas.

Em carta dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, José dos Reis, o Chefe de Estado considera ser este um momento de júbilo e de dupla celebração, da Liberdade e do Poder Local Democrático, referindo-se ao cinquentenário da Libertação dos Presos Políticos no Campo de Concentração do Tarrafal, ocorrida a 1 de maio de 1974.

Uma data que vai ser recordada num grandioso ato, envolvendo Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Portugal. Na missiva, o Presidente da República regozija-se com “os esforços empreendidos pela edilidade no sentido de melhorar as condições de vida dos munícipes e que se traduziram no desencravar de algumas localidades, estímulo ao tecido empresarial local, empoderamento das famílias, apostas na requalificação urbana, ambiental e paisagística, no saneamento, na educação, nas áreas desportivas e culturais, além de outras medidas de política implementadas, tanto pela edilidade como pelo governo”.

José Maria Neves enaltece, por outro lado, o enorme potencial do município a nível do turismo, área fundamental para alavancar outros setores chaves de desenvolvimento como a agricultura, a pesca, o comércio e a cultura. “Este concelho, considerado um epicentro do turismo em Santiago Norte, além da sua linda baía (uma das 10 maravilhas de Cabo Verde), possui um rico património histórico de dimensão internacional.

O antigo Campo de Concentração, agora alberga o Museu de Resistência, um testemunho vivo das lutas e conquistas do povo cabo-verdiano, de todos aqueles que ali estiveram presos e que resistiram à opressão e lutaram por justiça”, destaca o Chefe de Estado para quem, “é preciso, estribado nessa extraordinária riqueza, projetar ainda mais Tarrafal no mundo”.

Fonte: PR // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *