PR PARTICIPA NA XV JORNADAS EUROPEIAS DE DESENVOLVIMENTO

O Presidente da República, José Maria Neves, participa nos dias 21 e 22 de junho, em Bruxelas, na Bélgica, na Décima Quinta Jornadas Europeias de Desenvolvimento, a convite da Presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen.

O Chefe de Estado, que foi convidado a intervir na abertura do encontro, vai, na ocasião, falar às altas entidades da Europa e do Mundo sobre questões relacionadas com o desenvolvimento em África e os Pequenos Estados Insulares.

A edição de 2022 das Jornadas Europeias de Desenvolvimento, que terá como tema “Global Gateway: construir parcerias sustentáveis para um mundo conectado”, deverá reunir cerca de 2.500 participantes de alto nível de todo o mundo, entre líderes políticos e representantes da sociedade civil e do setor privado.

Os participantes estarão, em conjunto, a fazer o balanço dos progressos realizados na aplicação da estratégia Global Gateway e reforçar os esforços de parceria baseada em valores e objetivos comuns para a realização de investimentos ecológicos, inteligentes e inclusivos.

De referir que a “Estratégia Global Gateway” visa, conforme a organização, mobilizar até 300 mil milhões de EUR de investimentos até 2027, através de uma abordagem da Equipa Europa, que associa a União Europeia, os Estados-Membros, as instituições de financiamento do desenvolvimento e o setor privado.

O evento inclui uma série de painéis de alto nível sobre os cinco temas principais da estratégia Global Gateway, nomeadamente setor digital, clima e energia, transportes, saúde, educação e investigação, além de exposições, stands, espetáculos culturais e oportunidades de criação de redes.

À margem do evento, o Presidente da República deverá manter encontros com altas entidades da União Europeia e encontrar-se com a Comunidade Cabo-verdiana radicada na Bélgica

Fonte: Presidência da República // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.