PR REFORÇA AÇÕES CONTRA MUDANÇAS CLIMÁTICAS

O Presidente da República destacou, durante a conferência de imprensa, as ações prioritárias do governo para combater os efeitos das mudanças climáticas. As medidas incluem a gestão de recursos hídricos, energias renováveis e a resposta à subida do nível do mar que ameaça pequenos Estados Insulares.

Respondendo a pergunta sobre as prioridades do governo, o chefe de Estado destacou programas essenciais no domínio da reabilitação das bacias hidrográficas e da mobilização de água, com iniciativas como a dessalinização, perfurações e tratamento de águas residuais.

“Há programas no domínio das energias renováveis, da reabilitação das facílias hidrográficas, da mobilização da água. Vejam a desalinização da água. Eu penso que aqui, em relação à água, é fundamental termos uma perspectiva global. Nós temos de continuar a fazer perfurações, a mobilizar águas superficiais, a fazer desalinização, a fazer recolha e tratamento de águas residuais e através desse mix poder disponibilizar mais água, não só para a agricultura, para a pecuária, para as indústrias, mas também para o consumo humano” – Presidente da República

O presidente alertou ainda para a crescente preocupação com a subida do nível do mar, que está a provocar a submersão de territórios, particularmente em pequenos Estados insulares.

“Estamos confrontados com a subida do nível da água do mar e a submersão de algumas ilhas, de alguns países e todas as implicações jurídicas, políticas, económicas e culturais da mobilidade das pessoas. E é preciso discutirmos com alguma profundidade esta matéria, que aliás foi discutida na última Cimeira das Nações Unidas e valerá a pena que Cabo Verde também, enquanto pequeno Estado insular em desenvolvimento, acompanhe com muita atenção esta questão e possa depois promover medidas nesse sentido” – Presidente da República

No plano internacional, o presidente pretende a participação ativa de Cabo Verde nas cimeiras internacionais, como nas Nações Unidas, que abordam o impacto da subida do nível do mar e da mobilidade climática.

“Agora participamos ativamente a nível da Cimeira sobre a subida do nível da água do mar, os seus impactos nos pequenos Estados insulares e também a questão da mobilidade climática. Fiz 5 ou 6 intervenções nas Nações Unidas sobre esta matéria, participei em vários painéis, fui co-anfitrião com o Presidente de Tuvalu de várias reuniões, abrangendo lideranças mundiais e lideranças dos pequenos Estados insulares para discutirmos essa problemática da subida do nível da água do mar e do desaparecimento de alguns territórios, de algumas ilhas, particularmente no Pacífico, e isso vai provocar migrações” – Presidente da República

Essa conferência, trata-se de uma iniciativa da Agência Francesa para o Desenvolvimento dos Media, promotora de vários projetos na África Mediterrânea e Ásia, no âmbito do programa TERRA ÁFRICA – formação em jornalismo climático.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *