A cidade da Praia será palco do fórum das imprensas oficiais dos países de língua portuguesa. O evento acontece nos dias 16 e 17 de Janeiro e reúne representantes de diversos países lúsofonos para debater a modernização e a digitalização na gestão de informações públicas.
O fórum tem como principais objetivos promover a cooperação entre imprensas oficiais, compartilhar experiências, e abordar os desafios e oportunidades trazidos pela era digital. Durante o encontro, vão ser discutidas soluções inovadoras para melhorar a eficiência dos processos e beneficiar as comunidades atendidas por estas instituições.
Segundo um comunicado da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), a cerimónia de abertura conta com a presença do Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional de Cabo Verde e do Gerente Administrativo da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA). O discurso oficial vai ser proferido pelo Vice-Primeiro-Ministro e Ministro da Economia Digital de Cabo Verde, Olavo Correia.
Entre os destaques da programação, está a conferência inaugural intitulado “O Papel das Imprensas Oficiais na Era Digital: Desafios e oportunidades para a Modernização”, a ser apresentada pelo engenheiro Octávio Correia, coordenador da Equipa de Serviço Digital de Cabo Verde.
Além disso, representantes das Imprensas Oficiais dos países lusófonos vão compartilhar iniciativas e experiências e vão ser debatidas temas relevantes como Inteligência Artificial e Automação nas Imprensas Oficiais, Arquivo Digital dos Jornais Oficiais e o impacto do projeto GESTDOC na implementação da Gráfica de Segurança em Cabo Verde.
Fonte: INCV // Ad: Redaçao Tiver