A obra, “Donas, forras e escravas – as mulheres na sociedade caboverdiana do antigo regime da autora Maria Teresa Avelino Pires, vai ser apresentada Centro Cultural de Cabo Verde em Lisboa, Portugal, esta sexta-feira, 22, às 18h30. A apresentação está a cargo do Professor Doutor da FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova de Lisboa, Artur Teodoro de Matos.
Segundo uma nota, em “Donas, Forras e Escravas – As Mulheres na Sociedade Caboverdiana do Antigo Regime”, a autora pretende “resgatar o peso e o papel” das mulheres na sociedade cabo-verdiana dos séculos XV-VXIII, que se caracterizava pela existência de poucas mulheres brancas e inúmeras escravas negras, um binómio que se fragmentou quando um novo grupo social irrompeu, o das forras.
Maria Teresa Avelino Pires nasceu na cidade da Praia, onde concluiu o ensino liceal. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em 1974 tendo-se dedicado ao ensino básico e secundário após essa data.
Em 2000 fez um Mestrado em Relações Interculturais na Universidade Aberta e em 2003 obteve equiparação a bolseira de investigação cujo trabalho lhe permitiu elaborar uma tese de Doutoramento em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa em 2009, defendida na Universidade Nova de Lisboa, em 2010.
A partir dessa data integrou o corpo de investigadores do CHAM (Centro de História d`Aquém e d`Além-Mar) dessa Universidade, até 2019.
Já Artur Teodoro de Matos, apresentador do livro, é Professor Doutor da FCSH (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) da Universidade Nova de Lisboa.
O livro tem o selo da Ilhéu Editora.
Fonte: A Nação // Ad: Redação Tiver