PRÉ-CERTIFICAÇÃO PARA ELIMINAÇÃO DO PALUDISMO

Chegou hoje em Cabo Verde, uma missão de pré certificação da OMS, para eliminação do paludismo e no seguimento das discussões preparativas em curso.

Esta missão tem o objetivo de apoiar Cabo Verde, na preparação para a certificação e avaliar o país se está pronto para receber a missão de certificação independente final.

De entre os objetivos específicos, esta missão vai avaliar os avanços conseguidos no quadro da implementação das recomendações anteriores das missões da OMS; orientar os profissionais e as autoridades de saúde incluindo os membros do Comité Nacional Independente para Eliminação do Paludismo, sobre as diretivas e os requisitos da OMS para este processo; rever toda a documentação do país nesta matéria e apoia na elaboração de um plano de ação e um cronograma para a certificação em colaboração com as autoridades nacionais.

Durante a missão de duas semanas, a equipa para além de alguns encontros com várias instituições, vão visitar as ilhas de Santiago, Boa Vista e São Vicente.

Do programa da missão, consta uma receção da equipa pelo Secretário de Estado Adjunto da Saúde, Evandro Monteiro e um Workshop com as autoridades nacionais, o Programa Nacional de Luta Contra o Paludismo e a Task Force sobre a certificação da OMS para eliminação do Paludismo.

Fonte: MS // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.