O Presidente da Assembleia Nacional, ministrou nesta terça-feira, uma Aula Magna destinada a cerca de 200 alunos do 11º e 12º ano da Escola Amor de Deus, na Praia. Sob o tema “A Política e a Ética no contexto cabo-verdiano”, Austelino Correia, destacou a importância da ética e da política no desenvolvimento de uma sociedade mais justa e equitativa.
Durante a sua intervenção, Austelino Correia sublinhou que o fundamento da política, da religião e da organização da vida em sociedade é o trabalho em prol do bem-estar comum. Para alcançar esse objetivo, segundo ele, é necessário orientar-se por princípios e valores éticos, visto que moldam o comportamento do indivíduo e permitem que ele atue com foco nos interesses coletivos.
“São os valores éticos que moldam o comportamento do indivíduo e permitem que ele atue com foco nos interesses coletivos”, afirmou.
O Presidente da Assembleia Nacional também aproveitou a ocasião para encorajar os jovens a participarem ativamente na vida política e no exercício da cidadania. Correia deixou claro que o papel dos líderes é orientar positivamente a juventude, moldando uma sociedade mais consciente e participativa.
“Quanto mais participarmos na vida política do nosso país, quanto melhor exercermos a nossa cidadania, estaremos a contribuir para uma sociedade mais harmoniosa”. – Austelino Correia
Ao ser questionado sobre a conduta dos parlamentares e o papel do Parlamento como exemplo para a sociedade, Austelino Correia destacou a ética da responsabilidade como essencial na atuação política, defendendo a necessidade de debates políticos mais produtivos e construtivos.
O Presidente também comentou sobre a presença de deputados condenados que continuam a exercer funções, referindo-se à separação de poderes em um Estado de Direito Democrático.
Em relação a questão do Código de Ética e de Conduta Parlamentar, Austelino Correia reconheceu que a inexistência de um regime sancionatório afeta a imagem do Parlamento.
Contudo, garantiu que o Código já foi elaborado como parte do processo de reforma do Parlamento, e que cabe agora aos grupos parlamentares agendarem a sua discussão e aprovação.
A Aula Magna proporcionou aos alunos uma reflexão crítica sobre os desafios da ética e da política em Cabo Verde, com foco na participação cívica e no compromisso com o bem-estar coletivo.
Redação Tiver