PR DEFENDE REFORMA PROFUNDA DA CEDEAO

O Presidente da República, José Marias Neves defendeu hoje, na cidade da Praia, uma reforma profunda da CEDEAO e destacou a sua relevância para Cabo Verde. José Maria Neves sublinhou essa necessidade para redefinir as suas funções e fortalecer a integração económica, delegando questões de paz e segurança à União Africana.

O chefe de Estado, que falava durante a abertura da segunda Conferência Internacional de Economia promovida pelo Instituto Superior de Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), sob o lema “CEDEAO: Desafios e Perspetivas”, destacou a importância do envolvimento do ISCEE na discussão, assumindo assim um posicionamento claro sobre questões para a vida e para o funcionamento da CEDEAO.

“Com isso, o ISCEE adopta e coloca o saber e o conhecimento científico produzido ao serviço das sociedades e dos Estados-membros da nossa comunidade sub-regional, indo ao encontro do papel fundamental que a academia é chamada a desempenhar no processo de desenvolvimento regional e nacional”, disse o chefe de Estado.

José Maria Neves também abordou os desafios geopolíticos e institucionais que ameaçam a estabilidade da CEDEAO, como as crises políticas em alguns Estados-membros e a saída anunciada do Burkina Faso, Mali e Niger que criaram uma nova organização, a Aliança dos Estados do Sahel, que vem complicar, ainda mais, a situação da CEDEAO.

Destacou ainda o papel do presidente do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, que têm exercido o papel de mediador nas negociações diplomáticas para evitar maiores fragmentações na comunidade,

“Espero que consigamos alcançar resultados positivos e que se evite a saída desses países, o que traria consequências de todo imprevisíveis para a paz, a estabilidade e o desenvolvimento da região”, frisou.

Ainda durante a sua intervenção, outro ponto destacado foi que Cabo Verde deve aprofundar a sua integração regional, maximizando os benefícios económicos e sociais previstos no tratado revisto, em relação aos Estados insulares.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *