PT -CV REFORÇA COOPERAÇÃO COM 42,5 MILHÕES DE EUROS PARA FUNDO CLIMÁTICO

O primeiro-ministro de Cabo Verde destacou a assinatura de 30 acordos de cooperação com Portugal, enfatizando o aumento do Fundo Climático e Ambiental, que passa de 12,5 para 42,5 milhões de euros, sendo um “marco importante” da Cimeira Bilateral. Ulisses C. e Silva também falou da VII Cimeira Bilateral entre Portugal e Cabo Verde, que arrancou na tarde de segunda-feira, 27, em Lisboa.

Ulisses Correia e Silva sublinhou ainda a criação de uma linha de crédito de 100 milhões de euros, destinada a impulsionar investimentos em áreas estratégicas como energia renovável, economia digital, economia azul e turismo, sendo que esta linha poderá estar associada a garantias soberanas, facilitando o acesso a financiamentos para empresários portugueses e cabo-verdianos.

O programa de cooperação inclui projectos em áreas diversificadas como saúde, justiça, defesa, protecção civil e segurança.

Conforme o primeiro-ministro, um dos destaques será o financiamento de centros de excelência em formação profissional em Cabo Verde, com uma contribuição de 4 milhões de euros por parte do Governo português.

Sobre a comunidade cabo-verdiana em Portugal, o primeiro-ministro destacou a sua boa integração e inclusão na sociedade portuguesa, elogiando a diversidade do perfil migratório.

Correia e Silva reforçou o compromisso com a mobilidade laboral através de mecanismos que garantem benefícios como segurança social, assistência médica e remunerações compatíveis com o nível de formação dos trabalhadores cabo-verdianos.

A cimeira reúne representantes dos dois países, sendo oito ministros portugueses e sete cabo-verdianos, e a reunião plenária de hoje será copresidido pelos chefes de Governo de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, e de Portugal, Luís Montenegro, no Palácio das Necessidades, em Lisboa.

A cimeira tem como objectivo reforçar a cooperação em todas as áreas governativas e definir as principais linhas de aprofundamento para os próximos dois anos.

Visa ainda reforçar a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal, plasmada no Programa Estratégico de Cooperação 2022–2026, que serve de orientação para as relações bilaterais.

Fonte:Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *