RACMS APOSTA NA POTENCIALIDADE PARA DEVOLVER SEGURANÇA

A Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia defende a aposta na potencialidade dos bairros da capital, como medida preventiva de devolver a segurança que todos merecem.

Esta ideia foi avançada por Bernardino Gonçalves, um dos membros desta rede que junta mais de 40 associações e coletivos na Cidade da Praia, tendo como principal objectivo a construção colaborativa de uma agenda comum voltada para a emancipação.

Para este responsável, a Praia enfrenta um “grande problema” que tem a ver com a liberdade das pessoas, ajuntando que quem não pode circular livremente está sendo “castigado” no seu direito fundamental que é a liberdade.

Sobre o policiamento nas ruas para manter a segurança como tem apelado os praienses, a mesma fonte, afirmou que esta é quase uma medida reactiva, defendendo a necessidade de medidas preventivas para os bairros da Praia.

Para Bernardino Gonçalves, a ideia de colocar os policiais atrás de pessoas nos bairros contribui também para “estigmatizar” os bairros, ou seja, argumentou, é uma resposta para satisfazer as pessoas no momento, daí defender que é preciso pensar num processo mais complexo, e não entrar pela madrugada nos bairros e apreender armas e deter pessoas.

Fonte: Expressos das ilhas // Ad: Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *