“REDUÇÃO DAS ASSIMETRIAS REGIONAIS NO ACESSO A SAÚDE É UM GRANDE OBJETIVO” – PM

O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, disse hoje que a redução das assimetrias regionais no acesso aos serviços de saúde é um grande objectivo, enquanto um país arquipelágico. A afirmação foi feita no discurso de abertura do debate parlamentar da segunda sessão plenária de Janeiro. 

De acordo com Ulisses Correia e Silva a redução dessa assimetria passa pela construção do Centro de Saúde da Palmeira (na ilha do Sal), na Ribeiras das Patas (em Santo Antão), na Brava, em Monte Sossego (São Vicente), em Santa Catarina do Fogo, na Cidade da Velha, nos Picos e em Achada Monte, na ilha de Santiago.

O chefe do Executivo, avançou ainda que o serviço de evacuações internas vai ser melhorado com a chegada no primeiro semestre deste ano do avião da Guarda Costeira.

Por outro lado, considerou que os profissionais de saúde são os elementos mais importantes e determinantes do sistema de saúde, lembrando que o Governo chegou a um “bom acordo” com os sindicatos.

Para além disso, integra também o regime de capacitação e plano nacional de formação, recrutamento de médicos recém-formados em regime de continuidade de formação e integração em serviços específicos, para além de resolução de problemas laborais.

Em relação à certificação de Cabo Verde como País livre de paludismo disse que representa um marco histórico com impacto positivo sobre a qualidade de vida dos cabo-verdianos e a reputação externa do País.

Essa certificação, justificou, é o resultado de um percurso de resiliência, determinação, políticas públicas de saúde, do papel dos profissionais, das organizações da sociedade civil e do empenho dos cabo-verdianos.

Fonte: ANTV // ad: redacção tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *