RESIDÊNCIA AGRÁRIA – EXPERIÊNCIAS EM AGROECOLOGIA

O Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional, organiza, entre os dias 25 e 29 de julho de 2022, no Centro Agrícola de Afonso Martinho, uma Residência Agrária.

O evento tem uma duração total de 38 horas e é dirigido a agricultores dos concelhos de Porto Novo, Paúl e Ribeira Grande, com participação dos técnicos das Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente de Santo Antão.

O principal objetivo da residência agrária é a formação e sensibilização sobre o uso de práticas agroecológicas na agricultura, bem como a troca de experiências entre os agricultores.

São ministrados diferentes módulos: Aulas teóricas (Bases de Agroecologia, Manejo Agroecologico de Pragas e Doenças, Fertilidade dos Solos, Nutrição de Plantas, Sistemas Agroflorestais); Aulas Práticas (Identificação de pragas e inimigos naturais, Elaboração de biopesticidas a partir dos recursos locais, Manejo das fruteiras, Elaboração de biofertilizantes e compostagem, Cobertura morta dos solos de cultivo); Tertúlias e Dinâmicas de Grupo.

Este projeto visa influenciar as comunidades rurais de Santo Antão para aumentar a produtividade agrícola e os rendimentos de forma sustentável. Contribui para a promoção da produção sustentável de alimentos nutritivos destinados ao autoconsumo das famílias rurais e da comercialização local, criando novos canais de comercialização para venda de excedentes da produção agrícola e contratos para mercados alternativos.

Fonte: CERAI // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.