“RESTRUTURAÇÃO DO ES É UM DOS DESAFIOS DO ENSINO EM CV” – ME

O processo de consolidação institucional com a efetivação da reestruturação e revisão do regime jurídico das universidades, a consolidação do sistema financeiro em termos de sustentabilidade e bolsas de estudo são os desafios persistentes no ensino superior, segundo o ministro da educação. Contudo, Amadeu Cruz assegurou que a ARES tem feito a avaliação institucional e dos indicadores de consistência e relevância das universidades para mudar este quadro.

O governante Amadeu Cruz, destacou que a criação de condições para estabilização da consolidação do ensino superior de Cabo Verde, como grande foco do governo.

É preciso, no entender do governante, fortalecer o pilar da investigação, a extensão universitária, promover a produtividade e competitividade econômica no país para que haja de facto transferência de conhecimento no setor.

Amadeu Cruz sublinhou que pese embora a fuga massiva dos jovens cabo-verdianos para países europeus, estão neste momento entre nove a dez mil estudantes inscritos, um número que tem vindo a estabilizar ao longo dos anos.

O reitor da universidade de CV, Arlindo Barreto, admitiu a saída considerável de estudantes para o exterior, garantindo, entretanto, que a universidade pública mantém com o mesmo numero de alunos.

A universidade pública do país acolhe a volta de 5000 mil alunos, cerca de 50% dos estudantes universitários cabo-verdianos.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *