RETROSPETIVA POLÍTICA: ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS DESTACAM-SE COMO MAIOR EVENTO DO ANO

As eleições autárquicas de 01 de Dezembro, em que o Partido Africano da Independência de Cabo Verde passou a dominar a maioria das câmaras municipais, marcaram o ambiente nas hostes políticas, destacando-se como o maior evento político do ano. 2024 também foi o ano em que o país recebeu a primeira visita de um Presidente em exercicio dos Estados Unidos da América, bem como o financiamento do terceiro compacto do Millennium Challenge Corporation.

As eleições autárquicas de 2024 fizeram do PAICV, o maior partido da oposição, o principal vencedor desta corrida, tendo conquistado 15 câmaras municipais, contra sete do Movimento para a Democracia (MpD-poder).

Conforme os resultados, o partido da “estrela negra” obteve um total de 887.030 votos expressos, equivalente a 50,80%, por cento (%) a nível nacional.

Quanto à abstenção, dados apontam que um total de 175.177 eleitores registados nos cadernos eleitorais não compareceram nas urnas, situando-se em torno de 49,78%. Do total da abstenção a nível nacional, a ilha do Sal é a que regista a maior taxa, com 57%, seguido de Santa Catarina de Santiago, 56,29%, e a Praia, 55,31%.

O PCFR da classe docente também esteve na pauta da assembleia nacional, tendo a proposta de lei recebido veto presidencial, contudo na última sessão plenária de dezembro voltou ao parlamento e foi aprovada na generalidade.

Também, no decurso deste ano, o Parlamento aprovou o Orçamento do Estado para o Ano Económico de 2025 no montante de 98 milhões de contos com 36 votos favoráveis do MpD, 22 contra, sendo 20 do PAICV e dois da UCID.

Foi também pauta no ano, o caso dos salários da primeira-dama, Katisa Carvalho, que fez mover muitas águas, tendo o Governo considerado que a Presidência actuou “à margem da lei”, pedindo assunção das responsabilidades.

O ano de 2024 foi igualmente oportunidade de celebração dos 49 anos de Independência, assinalado a 05 de Julho, tendo o mais alto magistrado da Nação, José Maria Neves, considerado que Cabo Verde deu um “grande salto”, com avanços notáveis em diversas áreas.

Destacou ao mesmo tempo que Cabo Verde conquistou o título de um país de rendimento médio e uma democracia que “efectivamente funciona”, sendo detentora de instituições sólidas, inclusivas e que têm contribuído para o desenvolvimento do país.

O dia 02 de Dezembro de 2024 fica na história da diplomacia cabo-verdiana ao receber, pela primeira vez, a visita de um presidente norte-americano em funções, em escala para Angola, momento esse que foi considerado pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva como “histórico”.

Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *