O ritmo de crescimento económico no primeiro trimestre de 2023 registou um ligeiro aumento, indicando que o clima de negócios é favorável. Os dados foram divulgados hoje pelo INE.
Segundo os dados do Inquérito de Conjuntura aos Agentes Económicos, relativamente ao comércio em estabelecimentos, o indicador de confiança teve tendência descendente do último trimestre, situando-se ainda acima da média da série e a conjuntura no sector é favorável.
Questionados sobre as limitações, os empresários assinalaram outros factores e insuficiência de procura como sendo os principais constrangimentos ao desenvolvimento normal da actividade das empresas comerciais em Cabo Verde.
No que concerne ao turismo, no primeiro trimestre de 2023, constata-se que o indicador de confiança teve uma tendência descendente no último trimestre, situando-se ainda acima da média da série e conjuntura no sector é favorável.
De acordo com o INE, na construção, o indicador de confiança continuou com a tendência ascendente do último trimestre, situando-se ainda abaixo da média da série, sendo a conjuntura no sector desfavorável.
Os empresários indicaram o elevado nível da taxa de juros, as dificuldades na obtenção de crédito e o excesso de burocracia, como os principais constrangimentos do sector no decorrer do primeiro trimestre de 2023.
No que tange ao comércio em feira, o indicador de confiança continuou com a tendência descendente dos últimos trimestres, evoluindo negativamente relativamente ao mesmo período do ano de 2022.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver