Vinte e um agricultores de Corvo, no Município da Ribeira Grande de Santo Antão, receberam financiamento para a instalação da rega gota-a-gota em um hectare de terrenos agrícolas. O financiamento foi concedido pelo projeto Gef-SGP, conforme informou a Agricof.
O presidente da Associação dos Agricultores de Corvo e Formiguinhas (Agricof), Rui Graça, disse que 21 agricultores da localidade de Corvo estão a receber a instalação de gota-a-gota em 28 parcelas de terreno, significando cerca de um hectare de solo abrangido, num investimento de 1.500 contos em materiais.
Aquele líder associativo informou ainda que com a instalação do sistema gota-a-gota os agricultores vão ter benefícios com a redução de água, e menos recurso a mão-de-obra porque, disse, antes as parcelas eram irrigadas através do sistema de alagamento que desperdiçava muita água.
Rui Graça anunciou que neste momento cinquenta (%) das vinte e oito parcelas agrícolas já se encontram instaladas com gota-a-gota e que os agricultores se encontram a proceder com à rega através de um tanque que abastece toda a instalação do sistema montado.
Também, elogiou, na localidade de Corvo pratica-se uma agricultura “sem químicos e que neste momento existe uma produção diversificada de hortaliças e tubérculos como mandioca, batata, banana e inhame”.
Concluída a fase de instalação do todo o projecto, os agricultores vão fazer um intercâmbio com agricultores do Município do Paul.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver