A manifestação convocada hoje, pelo Sindicato Nacional dos Professores (Sindep) não teve participação dos professores da Ribeira Grande e do Paul, Santo Antão, segundo a secretária do sindicato, Osvaldina Assunção. A mesma explicou que a manifestação agendada para hoje, 23 de abril, Dia do Professor Cabo-verdiano, na qual iriam protestar pela “maior valorização e dignificação” da classe docente foi cancelada nos concelhos da Ribeira Grande e do Paul devido a falta de adesão dos mesmos.
No Paul, conforme a sindicalista somente dez professores que compareceram ao chamado do Sindep, um número “irrisório” que, segundo Osvaldina Assunção, não “justificaria” sair às ruas.
“No Paul, fizemos as nossas campanhas de sensibilização perante os professores, mas alegaram que hoje seria um mau dia para saírem às ruas e alguns optaram por celebrar o dia”, salientou.
Já na Ribeira Grande, Osvaldina Assunção pontuou que, tendo em conta aos últimos acontecimentos – dois alunos e um professor na reforma faleceram -, os docentes decidiram não manifestar por estarem de luto. Entretanto, a mesma fonte afirmou que não vão agendar mais manifestações e avisou que no próximo mês de maio e junho vão “atrapalhar a avaliação”.
A manifestação de professores convocada pelo Sindep foi motivada por um leque de reivindicações como exigência de melhores salários, promoção na carreira dos docentes, resgate da dignidade com a valorização da classe, regularização da cobertura de previdência social que lhes permita beneficiar de melhores condições de assistência médica e medicamentosa.
Fonte: Inforpress // ad: Redação Tiver