Quinze imigrantes receberam, na ilha do Sal, os seus certificados em Cozinha e Pastelaria Básica, na sequência do curso ministrado pela Escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde do Sal. A entrega dos certificados, enquadrada nas celebrações do Dia Internacional dos Migrantes, foi feita pela Unidade Local para Imigração e pela Câmara Municipal.
A formação é implementado pela Agência para Integração, Migrações e Asilo, IP (AIMA), a Alta Autoridade para a Imigração (AAI), o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), com o apoio financeiro da União Europeia.
A técnica Local da AAI, Nademira Silva, avançou à imprensa que a ULI, conjuntamente com a Câmara Municipal do Sal, “tem vindo ao longo desses dias a elaborar um leque de actividades para comemorar o dia dos imigrantes, focado na parte de sensibilização para os direitos e deveres dos imigrantes”.
Instada a falar sobre a integração da comunidade do Sal, Nademira Silva afirmou que a “taxa de integração, resultante do primeiro inquérito feito junto dos imigrantes na ilha dá conta que 84% se sente bem ou muito bem integrado”, concluiu.
Os formandos “mostraram-se satisfeitos” com a formação e disseram esperar que a Unidade Local “continue a trabalhar” junto com as comunidades e promover mais acções do género, pensando numa melhor forma de integração dos imigrantes na ilha.
A formação teve a duração de 85 horas, e visou essencialmente habilitar os imigrantes com conhecimentos básicos de cozinha e pastelaria, dotando-os de competências para criação de produtos de cozinha e pastelaria.
A acção integrou, ainda, um módulo sobre empreendedorismo que permitirá aos formandos desenvolver competências empreendedoras para a gestão de negócios, permitindo que aqueles que venham enveredar por este ramo tenham ferramentas adequadas.
Entretanto, antes de proceder à entrega dos certificados que contou com a presença do edil salense Júlio Lopes, a técnica local fez a apresentação dos dados referentes ao inquérito realizado durante o ano de 2022 visando a caracterização dos imigrantes residentes na ilha do Sal.
O inquérito com o objectivo de traçar um perfil sócio-demografico dos estrangeiros e imigrantes contabilizou 2.296 cidadãos estrangeiros a residirem na ilha, o que representa 21% da população total do Sal, sendo 1.617 (21,8%) do sexo masculino e 679 (19,7%) do sexo feminino.
Quando se fala em integração, 84,8% desses imigrantes declararam que se sentem integrados na ilha.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver