SANTA CATARINA: AUTARQUIA CONCLUI PROFISSIONALIZAÇÃO DOS BOMBEIROS

A Câmara Municipal de Santa Catarina concluiu o processo de profissionalização de 31 bombeiros municipais. A transição de voluntários para profissionais foi oficializada através da publicação no Boletim Oficial II Série n.º 116, de 23 de Junho de 2026.

A decisão consta do extracto de deliberação 18/2026, aprovada em reunião camarária de 29 de Maio, que autoriza a publicação da lista homologada de transição, ao abrigo do decreto-lei 61/2020, de 28 de Agosto, e do Regulamento dos Bombeiros Municipais de Santa Catarina.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Armindo Freitas, a lista integra 31 elementos que passam a integrar o quadro profissional da corporação.

A autarquia já havia anunciado, na sua página oficial na rede social Facebook, a conclusão do processo, considerando-o um “passo histórico” na valorização dos bombeiros municipais, após um ano e cinco meses de mandato.

Com a profissionalização, os bombeiros passam a estar enquadrados em classes profissionais, beneficiando de salários líquidos de 75.482 escudos e 65.049 escudos, valores que incluem subsídios de alimentação, risco e trabalho por turnos.

A autarquia sublinhou que, anteriormente, os bombeiros não dispunham de regulamento específico e os vencimentos não ultrapassavam os 45 mil escudos, mesmo com subsídios.

A autarquia considerou que a medida representa “um marco na valorização” dos seus recursos humanos e no reforço da capacidade de resposta dos bombeiros municipais.

Fonte: Inforpress // Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *