SÃO JOÃO BAPTISTA/BRAVA: FESTEIRO GARANTE QUE PREPARATIVOS ESTÃO “BEM ENCAMINHADOS”

Anildo Vaz, bravense, residente nos Estados Unidos há mais de 20 anos, é o festeiro da bandeira de São João Baptista 2023, na ilha Brava. O mesmo garante que os preparativos estão a decorrer assim como planeado.

Em declarações à Inforpress, o festeiro explicou que o que lhe motivou a festejar a bandeira este ano foi uma promessa feita há quatro anos, época em que enfrentava algumas dificuldades de saúde, manteve a sua fé, foi salvo e agora encontra-se na ilha para cumprir.

Mas também, é movido pelo desejo de manter a tradição, sublinhando que quando viajou para os Estados Unidos tinha 18 anos e desde pequeno participou nestas atividades e hoje, com 40 anos, e com a possibilidade de tomar esse compromisso não poderia deixar essa oportunidade passar.

Quanto aos preparativos, contou que este ano os bolos, bolinhos, as comidas para o dia da festa, entre outras iguarias, estão a ser confecionados de forma desconcentrada, ou seja, diferentemente dos outros anos que esteve a cargo de um grupo de mulheres na Escola Materna em Nova Sintra.

Segundo Anildo Vaz, a confeção está sob a responsabilidade de diversas pessoas, mas em locais diferentes. Neste sentido, realçou que consegue “controlar” melhor a situação, garantindo que a maioria já foi feita.

Sobre a comida para o tradicional almoço, informou que também será preparado em Cova Rodela na sua residência e depois transportada para a Vila de Nova Sintra, onde é festejada a bandeira.

Para os bravenses, sejam residentes locais ou na diáspora, apela a uma união em torno da tradição para não a deixar morrer, pois, segundo o festeiro, unidos tudo é possível.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *