SEMINÁRIO “OPERAÇÕES ESPECIAIS DE PREVENÇÃO CRIMINAL”

No âmbito do XVI Conselho de Comandos, a PN realiza hoje, na Sala de Conferências do hotel Praia Mar, na Cidade da Praia, o Seminário “ Operações Especiais de Prevenção Criminal ”. A actividade será presidida pelo Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Trata-se de uma actividade que reunirá autoridades e chefias da PN, magistrados do Ministério Público e dos Tribunais, onde as autoridades policiais e judiciais de Portugal irão partilhar a suas experiências no âmbito destas operações com o objectivo de encontrar convergências de ideias, procedimentos operacionais e legais de forma que as OEPC sejam uma ferramenta útil e que obedeça aos direitos, liberdades e garantias previstos na Constituição.

Nos dias de hoje, numa sociedade moderna, democrática onde impera comportamentos diferentes e desviantes, a investigação criminal ordena, em todos os domínios, mais inteligência, mais formação, reciclagem e treinamento de quem está do lado da segurança, da paz e tranquilidade públicas, fim máximo da missão da Polícia Nacional de Cabo Verde.

Por forma a dar resposta a esse desafio, a evolução das novas ameaças criminais, a Policia Nacional criou em Fevereiro de 2021, a Direcção Central de Investigação Criminal, com sede na Praia e Núcleos de Investigação Criminal por todos os Comandos Regionais da PN.

Com esta direcção e de acordo com o regime jurídico relativo ás armas e suas munições, publicado em maio de 2013, a corporação tem vindo a reforçar a eficácia da prevenção criminal, com as Operações Especiais de Prevenção Criminal, de onde vem realizando, em conjunto com as autoridades judiciais, buscas domiciliárias e apreensão de armas nas residências dos suspeitos referenciados na prática dos crimes com utilização de armas de fogo.

Fonte: Governo // Redação Tiver 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.