O sucesso da iniciativa Porto Novo, Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023, vai depender dos projectos e acções dos líderes comunitários. Esta é a constatação do ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro,
Carlos Monteiro, falava este sábado, no acto do lançamento oficial da iniciativa Porto Novo, Cidade Capital da Juventude 2023, que tem o apoio técnico e financeiro do Sistema das Nações Unidas em Cabo Verde.
A indicação do Porto Novo, como “centro da juventude em Cabo Verde” ao longo deste ano, responde, no dizer de Carlos Monteiro, a um pedido feito em 2020 pelos jovens porto-novenses que, prometem fazer deste evento o melhor das quartas edições realizadas até agora.
O governante, referiu-se ao “sucesso” que foram as duas últimas edições realizadas nos municípios do Maio e Ribeira Brava e disse que a juventude porto-novense tem “um ano inteiro” para mostrar que é possível para fazer do Porto Novo “o centro da juventude em Cabo Verde”.
A iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude tem “uma componente forte” de fazer com que cada jovem perceba “a lógica do funcionamento do País no seu todo, o que se passa hoje em dia em Cabo Verde e na diáspora”, declarou ainda o ministro.
O evento Capital Cabo-verdiana da Juventude 2023, coordenado pelo Instituto do Desporto e da Juventude, foi criado pelo Governo, em 2019, em parceria com as autarquias e com o apoio técnico e financeiro das Nações Unidas.
Para o ano 2023, Porto Novo é oficialmente a Cidade Capital da Juventude de Cabo Verde, tendo como objectivo engajar jovens em vários eventos e ações do programa “Youth Connekt – CV” ao longo do ano, que culminará com a realização do Fórum Nacional da Juventude.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver