SV: CCV ADMITE SUSPENDER PERMANÊNCIA CONSULAR

O Centro Comum de Vistos, que emite vistos para a Europa, afirmou que “acompanha atentamente” a Permanência Consular no Mindelo, com centenas procurando vaga. Uma fonte oficial admitiu que vai “avaliar como decorreu” e que “tudo está em aberto” no futuro.

“É essencial que se compreenda que o Centro Comum de Vistos não pode ser responsabilizado pela forma como as pessoas reagem à presença consular e que é indispensável tranquilidade e paz para que a equipa possa fazer o seu trabalho em segurança e sem intimidação. A segurança e dignidade de quem está a trabalhar é igualmente importante”, disse fonte oficial do CCV.

Gerido desde 2010 por Portugal em representação de 19 países europeus, o CCV assegura nas instalações na Praia o tratamento dos pedidos e emissão de vistos de curta duração e realiza habitualmente Permanências Consulares nas ilhas do Sal, Boa Vista e São Vicente, para evitar deslocações à capital, na ilha de Santiago.

Na ilha de São Vicente, a segunda mais importante, essas Permanências Consulares, que envolvem a deslocação de pessoal técnico e equipamento, são realizadas mensalmente, tendo a mais recente arrancado na segunda-feira, para se prolongar por cinco dias.

Contudo, desta vez, para travar o “açambarcamento” de vagas por terceiros — que depois são comercializadas ilegalmente aos utentes, caso em investigação pelo Ministério Público cabo-verdiano -, o CCV não abriu agendamento `online`, feito apenas por ordem de chegada.

Fonte: EI // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *