O chefe do Estado Maior das Forças Armadas anunciou, ainda para este ano a construção de uma enfermaria de raiz no Centro de Instrução Militar Zeca Santos, no Morro Branco.
António Monteiro, fez o anúncio durante a cerimónia de comemoração do Dia do Centro, assinalado hoje com discursos, cerimónias militares e colocação de uma coroa no memorial do patrono.
O chefe do Estado Maior das Forças Armadas considerou, por outro lado, estar-se a viver num mundo de “rápida transformação geopolítica”, que requer que se repense a instituição castrense cabo-verdiana para a transformar em “credível, cooperativa, funcional, versátil e tecnologicamente ambiciosa”.
Ademais, asseverou a mesma fonte, vão ser “envidados todos os esforços” para colocar em São Vicente uma ambulância para servir as estruturas e serviços militares sediados na ilha, com vista a resolver problemas relacionados com transferências médicas e suporte às actividades operacionais.
Entretanto, admitiu António Monteiro, a reforma das Forças Armadas “não se faz num dia e nem passa por um homem apenas” e, sim, por um “processo moroso e complexo” e durante o qual deve o centro de instrução continuar a ser uma “escola de valores, de cultura, de princípios e de formação de cidadãos conscientes e competentes”.
Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver