SV: “É FUNDAMENTAL VOLTAR A CREDIBILIZAR O SETOR PESQUEIRO” – MM

O Ministro do Mar considerou hoje, no Mindelo, a necessidade de se voltar a credibilizar o sector das pescas na obtenção de créditos junto à banca, que têm sido negados devido ao incumprimento de armadores. Abraão Vicente explicou que está a ser realizado na esteira do desafio de como ser sustentável, no momento em que Cabo Verde precisa robustecer a sua indústria pesqueira e num momento em que há decadência dos recursos da pesca no país.

A mesma fonte indicou ainda constrangimentos em infra-estruturas de apoio, nas ilhas e nas comunidades, e do próprio financiamento, visto como “calcanhar de Aquiles”, e identificado durante o processo de retoma pós-covid-19 e nas negociações com os bancos.

Agora, a credibilização, assegurou, deverá ser feita com o cumprimento dos créditos dos recentes beneficiários.

Por outro lado, o ministro sublinhou a necessidade de o Governo criar infra-estruturas de frio, produção de gelo e congelamento, para evitar a degradação das capturas.

Indo mais longe, a mesma fonte lançou o desafio às câmaras municipais para que vejam o sector das pescas “não como um sector de mitigação à pobreza”, mas, “sim de desenvolvimento económico”.

O Conselho Nacional das Pescas é um órgão consultivo do Governo em matéria de pescas e tem como finalidade assessorar na avaliação, definição, execução e articulação de políticas e na cooperação entre entidades e organizações público e privadas directa ou indirectamente ligadas ao sector das pescas, à luz dos princípios de “boa governação”, preservação e protecção do ambiente marinho e marítimo.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *