TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA POPULAÇÃO DE 15 OU MAIS ANOS SITUA-SE EM 88,8%

O director-geral da Educação assegurou que a taxa de alfabetização da população de 15 ou mais anos no país situa-se em 88,8 %, encontrando-se mais de 600 indivíduos em todos os círculos a alfabetizar. Este valor reflete o progresso significativo que o país tem feito na promoção da educação ao longo dos últimos anos, embora ainda permaneçam desafios para alcançar a alfabetização plena.

Adriano Moreno falava em entrevista à Inforpress a propósito do Dia Internacional da Alfabetização, assinalado anualmente a 08 de Setembro.

Calculando os ganhos a nível de alfabetização no país, aquele responsável disse que se olhar apenas para a população jovem, ou seja, com idade entre 15 e 24 anos, esta taxa é de 99%.

Sublinhou que os esforços para erradicar o analfabetismo no país, permitindo que adolescentes e adultos alcancem habilidades consideradas mínimas no que diz respeito à leitura e escrita, “têm sido constantes”.

A título de exemplo ilustrou que a média de alfabetização da população de 15 ou mais anos em São Vicente é de 92 por cento (%), Sal 95%, Boa Vista 94% e Praia 90%, taxas “muito animadoras”, conforme enfatizou.

Já para a população jovem, entre 15 e 24 anos, Ribeira Grande de Santiago soma 99%, São Vicente 99%, Tarrafal 99%, Santa Cruz 99% e Praia 99,6%, valores “muito acima” daquilo que é a média nacional.

Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *