O instituto nacional de estatísticas anunciou hoje que a taxa de inflação no índice de preços no consumidor ficou situada em 4,2 por cento no mês de novembro. Segundo o INE o índice de preços no consumidor teve uma variação mensal de – 0,1 por cento, um aumento de 0,1 pontos porcentuais em relação ao mês anterior.
Segundo a mesma fonte, o índice de preços no consumidor registrou uma taxa de variação acumulada de 1,2 por cento, o que representa uma descida de 6,3 pontos porcentuais em relação ao período homólogo. Outra descida foi na variação média dos últimos doze mesesque esteve nos 4,2 pontos porcentuais.
O INE informou ainda que a variação homológa do indicador de inflação subjacente situou-se em 1,7 por cento, o que demonstra uma descida de 0,4 pontos porcentuais em comparação com o mês anterior. Este índice total exclue energia e bens alimentares não transformados.
O índice de preços do consumidor é uma das formas usadas para medir a inflação, em que os analistas fazem a comparação entre os preços dos bens e serviços atuais, tendo em conta os períodos anteriores.
Fonte: EI // Ad: Redação Tiver