TRIBUNAL MILITAR DA RD CONGO CONDENA 22 SOLDADOS À MORTE

Um tribunal militar no volátil leste da República Democrática do Congo condenou 22 soldados à morte na segunda-feira por “fugir do inimigo” durante combates com rebeldes do M23, disse um advogado à AFP.

Dezesseis soldados foram condenados à morte em um caso na província de Kivu do Norte, e outros seis em um caso separado, ocorrido poucos dias depois de 25 soldados receberem uma sentença semelhante.

As últimas sentenças ocorreram quando os rebeldes do M23, que Kinshasha acusa Ruanda de apoiar, tomaram, na semana passada, novos territórios na frente norte do conflito que já dura dois anos e meio na província de Kivu do Norte.

Um tribunal militar condenou 16 pessoas em um caso no tribunal de Kivu do Norte.

A promotoria pediu no sábado que 22 pessoas no caso fossem condenadas à morte.

Mas na segunda-feira o tribunal condenou três réus a 10 anos de prisão e absolveu outras três pessoas.

Em um caso separado examinado e julgado na segunda-feira em Kivu do Norte, seis dos sete réus foram condenados à morte e uma pessoa foi absolvida, disse o advogado Jules Muvweko à AFP.

Na quarta-feira passada, um tribunal condenou 25 soldados à morte durante um julgamento de um dia por também “fugir do inimigo”, disseram advogados.

Desde o final de 2021, os rebeldes do M23 conquistaram vastas áreas de território na província, cercando quase completamente a capital provincial, Goma.

Fonte: Voa  

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *