A Ucrânia decidiu proibir as habituais festas nos dois dias de celebrações nacionais e deixou um pedido aos ucranianos que estão no estrangeiro, para mostrarem a bandeira nacional.
Os dias 23 e 24 de agosto são dias importantes para a Ucrânia. Esta terça-feira assinala-se o Dia Nacional da Bandeira Nacional e quarta-feira o Dia da Independência do país.
Zelenskyy teme novos ataques nestas datas. Altura em que também se assinalam os seis meses do início da ofensiva russa. O presidente ucraniano proibiu as celebrações do costume para evitar aglomerações. Mas deixou um pedido a quem está fora do país.
No discurso que faz diariamente, Zelenskyy pediu aos ucranianos que estão no estrangeiro que “falem da Ucrânia, usem a bandeira nacional e espalhem a verdade sobre os crimes cometidos pelos ocupantes”.
Em dias que se avizinham mais perigosos, também as equipas de futebol estão em alerta. A Liga arranca esta semana, mas com novas regras. Os jogos serão à porta fechada, o exército estará a acompanhar os encontros e todos os estádios têm de ter abrigos aéreos, em caso de ataque.
A indicação do governo é, quando as sirenes soarem, todos os jogadores terão de parar o jogo e recorrer a um abrigo subterrâneo.
Em Kharkiv, na semana passada, um míssil russo atingiu um edifício de três andares na zona de Saltiv.
Fonte: Euronews