VAGA DE CALOR EM FRANÇA E NA PENÍNSULA IBÉRICA

A vaga de calor que está a atingir a Península Ibérica e as Ilhas Baleares vai continuar, pelo menos, até quinta-feira. De acordo com uma previsão dos serviços de meteorologia (AEMET), 32 províncias espanholas permanecem em alerta devido às temperaturas extremas

Cinco regiões estarão em alerta laranja, de risco significativo, com o mercúrio a atingir 43 graus Celsius em vários locais. Trata-se da onda de calor mais violenta em Espanha desde 1981. Mas o sul de França também será afetado.

“Quanto à situação meteorológica, já temos ar muito quente sobre Espanha e depois a chegada progressiva de um sistema de baixa pressão perto da Península Ibérica enviará este ar muito quente sobre a metade sul do país. Esperamos, portanto, temperaturas muito elevadas a partir de amanhã no sudoeste, com 35, 36 graus e depois os dias mais quentes deverão ser quinta-feira, sexta-feira e sábado”. – Frederic Nathan.

Em Portugal continental, o mês de maio foi considerado como o mais quente dos últimos 92 anos e classificado como “extremamente quente e muito seco”, com uma temperatura média de 19.19 °C, muito superior ao valor normal (com uma anomalia de + 3.47 °C).

Fonte: Euronews

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.