VASSOURA E FONTEANA SENTEM  SOLIDÃO DOS IDOSOS E  SAÍDA DOS JOVENS

A realidade de Vassoura e Fonteana é um reflexo de desafios comuns enfrentados por muitas comunidades rurais, especialmente em regiões onde a urbanização e a modernização ainda não chegaram de forma significativa. Estas duas comunidades têm ligações com o centro da cidade de Assomada e são separadas pela estrada principal.

A Inforpress foi conhecer a realidade da Vassoura, uma localidade situada a cerca de dois quilómetros da estrada principal que liga Assomada a Cabeça Carreira. O acesso à Vassoura é marcado por uma subida íngreme e uma estrada em más condições.

Ao chegar ao cume, a vista deslumbrante revela várias outras localidades, mas a beleza do panorama contrasta com a dura realidade vivida por seus habitantes.

Com aproximadamente 30 casas, a maioria ocupadas por idosos e crianças, Vassoura enfrenta um êxodo jovem que deixa a comunidade num estado de abandono.

Em Fonteana, a situação não é diferente e para chegar a esta localidade, em vez de subir, agora é descer, num troço de estrada sem grandes condições, e em muitos casos os motoristas negam descer, conforme relataram os moradores.

Embora a comunidade se sustente pela agricultura e criação de gado, a falta de recursos e a ausência de jovens enfraquece essas tradições.

Neste sentido, manifestou a necessidade de se ter um espaço formal de convívio e a falta de serviços básicos, como água e electricidade, são reclamações constantes.

Os moradores de Fonteana também reivindicam que o nome da comunidade seja reconhecido oficialmente, pois muitas vezes são considerados apenas parte de Cabeça Carreira.

Ambas as comunidades, Vassoura e Fonteana, sentem-se abandonadas pelas autoridades locais e pelo Governo, clamando por melhorias nas suas condições de vida e, apesar do cenário desolador, os moradores mantêm a esperança de que, um dia, dias melhores possam chegar, permitindo que as suas comunidades voltem a florescer.

 Fonte: Inforpress // Ad: Redação Tiver

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *