VICE PRIMEIRO-MINISTRO FAZ BALANÇO POSITIVO DA MISSÃO A WASHINGTON

O Vice Primeiro-Ministro, Ministro das Finanças e Fomento Empresarial, e Ministro da Economia Digital, Olavo Correia, cumpriu uma missão a Washington, nos Estados Unidos da América, onde participou nas Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorreram de 18 a 24 de abril último.

Durante esta missão, em que o Governante faz um balanço muito positivo, foram tomadas decisões importantes para a economia mundial e para Cabo Verde, em particular. Resultado de várias reuniões que Olavo Correia manteve à margem das Reuniões de Primavera, Cabo Verde vai poder aceder a um montante de que ascende os 40 milhões de dólares do Fundo para Resiliência e Sustentabilidade, um novo mecanismo criado pelo Fundo Monetário Internacional que tem por objetivo ajudar os países a lidarem com os desafios estruturais macroeconómicos, face ao contexto atual de crise.

Para ter acesso a esse Fundo, Cabo Verde vai ter que pôr em prática algumas recomendações mais genéricas, nomeadamente continuar a investir na saúde, na segurança sanitária, continuar a trabalhar para que as despesas sociais possam ser protegidas, evitar o aumento da pobreza extrema, e acelerar as reformas, concretamente, ao nível da transição energética e da transição digital, e aposta na mitigação e adaptação às alterações climáticas.

De referir que, a missão a Washington permitiu a Cabo Verde dar seguimento às negociações com o FMI para se fechar o novo Programa que vai ajudar o país a nível da implementação de reformas estruturantes para o seu desenvolvimento sustentável.

Com o Banco Mundial, o Vice Primeiro-Ministro assinou o acordo para o financiamento do projeto Capital Humano no valor de 26 milhões de dólares, que irá incidir, sobretudo, na melhoria do sistema de educação em Cabo Verde, e também da promoção da formação profissional, assim como a promoção da inclusão social.

Fonte: Governo // Redação Tiver

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.